sábado, 13 de outubro de 2012

Livros, Jóias de Papel - Edições de Bolso (episódio 4) (Odisseia)


Título Original: Paperback Writer.
Ano: 2011
Duração: 00:29 minutos.
Director: Eill Aspinall, Michael Waterhouse.
Distribuidor: BBC World.

Desde sempre, os livros têm permitido que novas ideias sobre filosofia, religião, arte, ciência, política ou histórias de fantasia e ficção cheguem a pessoas de todo o mundo. No entanto, não podemos considerá-los apenas simples portadores de histórias, conhecimento, sabedoria ou crenças. Alguns dos livros mais importantes do mundo são incrivelmente bonitos e representativos, obras de arte por direito próprio, tanto pelo aspecto exterior como pela história que contêm. Analisaremos alguns dos livros mais importantes do mundo, como o "Codex Sinaiticus" do século IV d.C., que é considerado a bíblia mais antiga do mundo. Trataremos também do grande desenvolvimento dos livros na Idade Média, com o claro exemplo dos "Contos da Cantuária" de Chaucer, escritos durante o século XIV. Mais recentemente, os livros permitiram-nos viajar para mundos maravilhosos, como acontece em "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll. Além disso, abordaremos o mundo dos livros de bolso. O seu surgimento no início do século XX, tornou o ato de ler e comprar um livro algo verdadeiramente democrático. Impressos aos milhares e com um preço reduzido, estes livros viriam transformar a sociedade e a comercialização dos livros. Além disso, viriam desenvolver os desenhos das capas, de forma a tornar os livros mais atractivos ao comprador. Através de um conjunto de histórias, entrevistas a especialistas e de documentos retirados do fundo dos arquivos históricos, o Odisseia tem o prazer de apresentar esta maravilhosa série que revela a surpreendente, absorvente e arrebatadora beleza dos livros.

3 comentários:

  1. voltou com tudo! Só percebi isso agora! Muito bom todo dia irei olhar o blog como fazia antes, essa série da BBC sobre livros parece ótima! Valeu e continue!

    ResponderEliminar
  2. opa se puder pegue esse doc Regressar Depois da Morte http://odisseia.pt/programa/0000490639_/?regressar-depois-da-morte

    inclusive eu li algo que você mesmo escreveu onde cita o doc como uma das fontes, mas não achei em quanto nenhum para download, agora vai reprisar hoje no Odisseia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje não vou estar em casa, mas vou ver o que posso fazer. Não prometo nada.

      Eliminar